Acessibilidade com cobertura nacional

Desde o início das transmissões digitais, a Rede Século 21 utiliza as soluções ShowCase para prover acessibilidade aos telespectadores.

Com sede em Campinas e estúdios em Valinhos (SP), a Rede Século 21 é uma emissora católica de televisão presente em 12 Estados e mais de 1000 municípios brasileiros. Fundada em 1999, sua programação combina jornalismo, entretenimento, formação e evangelização, que chegam aos espectadores através de sinal aberto, assinatura e parabólica, além do site www.rs21.com.br e do aplicativo, disponível para iOS e Android.

Em 2012, a Século 21 iniciou a migração para a TV digital em alta definição (ISDB-Tb). Entre os primeiros desafios estava a missão garantir acessibilidade da programação por Closed Caption, um recurso essencial para os telespectadores cegos. Ao analisar as ofertas disponíveis no mercado, a solução apresentada pela ShowCase foi selecionada como a mais eficiente para as novas demandas.

“Com a aquisição dos encoders, nós iniciamos a produção de Closed Caption com a equipe da ShowCase utilizando o reconhecimento de voz dentro das nossas instalações. O serviço é realizado 24 horas por dia, com um índice de acerto muito bom”, conta José Maria Albiero, Diretor da Fundação Século 21. Em 2015, a geração das legendas ocultas em tempo real passou para o Centro de Controle da ShowCase, em São Paulo, a partir de uma conexão IP”, destaca Albiero.

A solução adotada pela Rede Século 21 inclui o sistema gerador de legendas ocultas JOSIE, desenvolvido pela ShowCase para transmissões de televisão ao vivo, 100% compatível com o padrão brasileiro de televisão digital. Este sistema converte a voz em texto utilizando redes neurais capazes de identificar a fala de diferentes pessoas, bem como de aprender novas palavras, alimentando um banco de dados dinâmico.

Também estão presentes na instalação a linha de encoders ShowCase IFN e ENC. Com eles, o Closed Caption é disponibilizado tanto na distribuição de sinal digital quanto analógico, atendendo as regiões do Brasil onde ainda não houve a migração das transmissões. Esta configuração robusta dá tranquilidade às operações da Rede Século 21. “É uma parceria excelente e o suporte técnico está sempre disponível em São Paulo e Campinas sempre com pronto atendimento”, afirma José Maria Albiero.

“Temos grande satisfação em manter por tantos uma parceria de sucesso como a Rede Século 21. A enorme expansão da emissora e a distribuição de conteúdos multiplataforma demonstram a consistência da sua programação e o reconhecimento de sua audiência”, comemora Marco Antônio Melo, diretor da ShowCase. “A versatilidade e simplicidade das soluções utilizadas pela Rede Século 21 resultam da integração entre os melhores recursos de hardware, inteligência artificial e profissionais especializados, responsáveis pelo desenvolvimento e operações em nossos Centros de Controle em São Paulo e Campinas”.

Pioneirismo

Antes de se tornar emissora e alcançar 25 milhões de residências em todo o País, a Século 21 foi uma produtora de programas católicos para exibição em canais de televisão e eventos. Hoje, o Centro de Produção da Rede Século 21 em Valinhos (SP), ocupa uma área com mais de 50 mil metros quadrados, cinco estúdios para produção de programas ao vivo, gravados, educação a distância, shows e dramaturgia. Entre as dezenas de programas já produzidos, incluindo novelas, diversos são exportados para outros países.

Uma marca que expressa a busca por inovação através da tecnologia para impulsionar o potencial humano.
Post criado 60

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo