Acessibilidade na TV aberta

TV aberta terá programação acessível 24 horas por dia até 2017

A acessibilidade na TV aberta começou a ser implantada em 2008, quando pelo menos 2 horas diárias do conteúdo exibido pelas emissoras passaram a contar com legendas ocultas (ou closed caption, como o serviço também é conhecido). Esse número de horas aumentou progressivamente, e, no ano de 2015, chegou a um total de 20 horas diárias.

Já a audiodescrição, serviço que favorece os deficientes visuais, há obrigatoriedade de ser veiculada somente durante 6 horas semanais da programação da emissora. Mas, o cronograma vigente prevê o aumento deste serviço para 20 horas semanais na TV aberta até julho de 2020.

Outro instrumento destinado aos deficientes auditivos é a janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais), na qual a imagem do intérprete humano ou virtual é apresentada sobre o vídeo original. A norma do MC (Ministério das Comunicações) estabelece que essa janela deverá aparecer nos programas de propaganda político-partidária e eleitoral, além de campanhas institucionais e informativos de utilidade pública.

São diversos serviços que ajudam cerca de 45,6 milhões de brasileiros (segundo dados do IBGE) a diminuírem suas deficiências enquanto assistem programas televisivos, e suas aplicabilidades estão em progresso vigor. O serviço de legendagem oculta, por exemplo, está chegando no patamar desejado: o MC estabeleceu, por meio da Norma Complementar nº 01/2006, que toda a programação transmitida pela TV aberta deverá contar com os recursos de closed caption até 2017.

Compartilhe esse post!

Uma marca que expressa a busca por inovação através da tecnologia para impulsionar o potencial humano.
Post criado 82

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo