Pesquisadores da Unicamp desenvolvem um avatar 3D gerador de LIBRAS

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem um avatar 3D gerador de Libras
ShowCase PRO licencia projeto que mudará o rumo da acessibilidade na TV Digital

Alunos e pesquisadores da FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) da Unicamp estão com um projeto em desenvolvimento que, quando concluído, além de outras aplicabilidades, representará mais uma solução para a acessibilidade na televisão.

O projeto consiste em uma animação de um avatar 3D que, em tempo real, será um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). “É um sistema para gerar conteúdo em Libras e apresenta-lo utilizando o agente virtual”, comenta José Mario de Martino, professor da FEEC que supervisiona e ajuda no desenvolvimento do projeto.

A tecnologia deve chegar em breve ao mercado, uma vez que acaba de ser licenciada pela empresa Showcase PRO. A Agência de Inovação Inova, da Unicamp, ofereceu todo o suporte necessário para que o licenciamento desse certo.

“A Inova cuidou de todos os trâmites legais e administrativos para o licenciamento. A interação foi bem transparente e descomplicada”, explica Rafael Peressinoto, Diretor de Desenvolvimento da ShowCase PRO. “A ShowCase desenvolve produtos e soluções para emissoras de televisão, com foco em acessibilidade. Um produto inovador em linguagem de sinais se encaixa perfeitamente no nosso portfólio de produtos e soluções. ”

Por estar em fase de aperfeiçoa, o novo serviço ainda não está disponível. Porém, quando estiver, Peressinoto afirma que este será o melhor que a tecnologia poderá oferecer em Libras para a TV digital. “Há espaço no mercado brasileiro, principalmente pela exigência e regulamentação da acessibilidade no setor audiovisual. Sofia, como chamamos o avatar, representa o futuro de Libras na TV digital.”

Uma marca que expressa a busca por inovação através da tecnologia para impulsionar o potencial humano.
Post criado 84

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo