SHOWCASE é parceira da Rede Vida de Televisão na implantação de canais educativos

Lançados para amparar estudantes afastados das salas de aula durante a pandemia de Covid-19, os novos canais utilizam a tecnologia do IFN 100 para chegar gratuitamente a todo o território nacional

A SHOWCASE – empresa líder em soluções para televisão digital e acessibilidade no Brasil e na América Latina – comemora a parceria com a Rede Vida de Televisão para implantação de novos canais educativos, com cobertura nacional.

Em abril de 2020, com os estudantes longe das escolas por conta da pandemia do Covid-19, um Decreto Federal autorizou a multiprogramação na televisão aberta. Através dele, as emissoras públicas e comerciais puderam criar até três canais secundários com conteúdo destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde.

Uma das primeiras adesões veio da Rede Vida de Televisão, que acabava de completar 25 anos de fundação, e iniciou os testes dos canais Rede Vida Educação e a Rede Vida Educação 2 em Julho. Em Setembro aconteceram as primeiras transmissões.

A programação educativa inclui desde alfabetização, até aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fruto de uma parceria da rede de televisão com o Curso Enem Gratuito, e busca atingir alunos que não têm internet e foram afetados pelo fechamento das escolas.

SHOWCASE é parceira de primeira hora no projeto, fornecendo à Rede Vida soluções para conversão dos sinais IP enviados para multiplexação e transmissão, além da acessibilidade dos canais. “A Rede Vida demonstrou grande responsabilidade social ao colocar no ar dois canais educativos com abrangência nacional. Em meio à pandemia, esta programação aberta e gratuita tem grande valor para alunos, pais e professores sem acesso às aulas online”, destaca Marco Antonio Melo, diretor da SHOWCASE. “Fomos pioneiros em soluções para televisão digital no Brasil e agora lideramos a chegada da multiprogramação, com instalações em diversas emissoras”.

“Nós utilizamos o IFN 100 para receber as programações, convertê-las (para o padrão ISDB-Tb) e enviá-las ao multiplexador”, explica Rodrigo Bagatini da Cunha, da Rede Vida, que tem uma parceria de muitos anos com a SHOWCASE. “Tivemos suporte total da SHOWCASE neste projeto e os ajustes para receber a programação via streaming foram realizados em tempo recorde”.

A acessibilidade por legendas ocultas (Closed Caption) é fornecida pela SHOWCASE para toda a programação dos canais Rede Vida Educação e a Rede Vida Educação 2 e é preservada ao longo da cadeia de transmissão. Já a implantação da audiodescrição está prevista para os próximos meses. O canal principal da Rede Vida também utiliza as tecnologias do SHOWCASE XON75 e JOSIE no seu canal principal, para a geração de Closed Caption e audiodescrição.

EaD e Multiprogramação

Para dar suporte à distribuição das novas programações em canais secundários (sub-canais), a SHOWCASE dispõe de um serviço de playout baseado na nuvem, capaz de entregar até quatro fluxos simultâneos para multiplexação em um único canal de televisão.

A gestão das playlists de exibição e dos processos de transferência e conversão é feita integralmente via web, e todos os recursos de acessibilidade dos programas, como Closed Caption e Audiodescrição.

Outro componente-chave na distribuição destas programações será o Comutador Digital de Programação SHOWCASE SPLICER, que simplifica o controle dos conteúdos exibidos em diferentes pontos da rede, através do chaveamento remoto. Com ele é possível selecionar diferentes fontes de sinal em retransmissoras e repetidoras com um mínimo de intervenção.

Uma marca que expressa a busca por inovação através da tecnologia para impulsionar o potencial humano.
Post criado 92

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo