TV GAZETA: Acessibilidade para todos os públicos

A TV Gazeta de São Paulo é referência nacional quando o assunto é acessibilidade, sendo uma das primeiras a adotar soluções para os portadores de deficiência auditiva e visual. A emissora gera legendas ocultas (Closed Caption) 24 horas por dia, com assertividade superior a 93%, e 12 horas semanais de audiodescrição.

A introdução das ferramentas para legendas ocultas foi impulsionada com o início das transmissões digitais em alta definição. A elevação na qualidade do som e imagem da televisão foi acompanhada por novas metas de universalização com o objetivo de tornar a programação acessível todos os públicos.

A TV Gazeta deu prioridade ao assunto e analisou as propostas do mercado. A solução ideal foi apresentada em 2011 pela ShowCase Pro, empresa líder em tecnologias para TV Digital e acessibilidade. “Nós já tínhamos parcerias em andamento no âmbito da TV Digital e eles nos apresentaram uma plataforma de legendas ocultas baseada no reconhecimento de voz, com um valor de investimento muito acessível”, conta Iury Saharovsky, Gerente de Engenharia da emissora. “Todo o trabalho de locução e geração das legendas é realizado pela ShowCase Pro nas instalações da TV Gazeta e funciona muito bem até hoje. Foram feitas diversas atualizações ao longo dos anos, com evolução constante no reconhecimento automático das falas”, explica Saharovsky.

“Desde 2011, toda a geração de legendas ocultas (Closed Caption) é realizada pela ShowCase Pro nas instalações da TV Gazeta e funciona muito bem, com permanentes evoluções”, destaca Iury Saharovsky, Gerente de Engenharia da TV Gazeta de São Paulo.

Após o sucesso do Implementador de Funções de Dados e Remultiplexação ShowCase PRO IFN100 com o módulo de Closed Caption Automático JOSIE, a evolução natural foi incluir a audiodescrição para deficientes visuais, o que aconteceu em 2014. A solução também é operada integralmente pela ShowCase Pro e já atende 12 horas semanais de programação. Como grande parte das transmissões da TV Gazeta é ao vivo e com diversos convidados em cena, “é um desafio muito grande gerar closed captions e audiodescrição”, explica Saharovsky. “É preciso muita habilidade para narrar e descrever ao vivo o que está em exibição”.

A parceria da TV Gazeta com a ShowCase Pro contempla ainda o desenvolvimento da solução para incorporar a exibição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) às transmissões. Esta é a próxima etapa para garantir o acesso integral dos portadores de deficiência auditiva e visual à programação.

Prestes a completar 49 anos, a TV Gazeta tem uma história marcada pelo pioneirismo. Ela foi a primeira emissora do país a transmitir em cores e a contar com uma unidade para transmissão externa também em cores, além de ter o primeiro sistema de slow-motion (câmera lenta). Este pioneirismo segue presente na implantação das soluções de acessibilidade, da mesma maneira que outras tecnologias desenvolvidas pela ShowCase Pro, incluindo implementadores de funções e codificadores para televisão digital, disponibilizados pela interatividade, como Clima Show, Loja Web, Data/Hora e dia da semana. Em todos os casos o Gerente de Engenharia Iury Saharovsky destaca a confiança estabelecida ao longo de muitos anos: “Temos uma relação sólida e diária”, conclui.

Conheça todas as soluções para acessibilidade proporcionadas pelo Implementador de Funções de Dados e Remultiplexação ShowCase PRO IFN100 com o módulo de Closed Caption Automático JOSIE e os serviços de Audiodescrição providos pela ShowCase Pro, além das soluções com Áudio de Coordenação de Externas; Atualização de Receptores; Multi-programação para as funcionalidades de EPG, Ginga, Closed Caption e OAD; Agendamento e automação de tarefas para atualização dinâmica de EPG e Ginga; Sinalização de Alerta de Emergência (EWBS); e Multiplexação e remultiplexação ISDB-T.

Quer saber mais?
Entre em contato com a equipe ShowCase PRO:

comercial@showcasepro.com.br

Telefone: (11) 3838-2306

Whatsapp: (11) 99885-1749

Uma marca que expressa a busca por inovação através da tecnologia para impulsionar o potencial humano.
Post criado 76

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo